Como contratar o funcionário ideal para seu posto de combustível

AdilsonGestão, Posto de CombustívelDeixe um Comentário

Artigo: Como contratar o funcionário ideal para seu posto de combustível

Normalmente o gestor de posto de combustível encontra dificuldades em contratar funcionários comprometidos com os clientes e serviços prestados no estabelecimento.

O objetivo é que esse profissional seja qualificado para contribuir no desenvolvimento do negócio e que tenha os mesmos objetivos de crescimento que a empresa.

Por isso separamos algumas dicas para ajudar você gestor de posto de combustível a preencher a sua demanda e evitar ciladas no processo seletivo.

O que levar em consideração no momento de contratar um novo funcionário

Você já divulgou a vaga deixando bem claro as atribuições que o funcionário irá desempenhar e quais as competências e habilidades necessárias para preencher a vaga.

Então, você recebeu muitos currículos e agora é a hora de fazer uma relação com os candidatos mais preparados para trabalhar com você. Nesse caso, a primeira coisa que você deve fazer é:

Analisar o histórico profissional

O currículo é a primeira impressão que o contratante tem do candidato, é a porta de entrada para a entrevista.

Separe os melhores e faça uma pré seleção com base nas experiências, habilidades, tempo de serviço nas empresas anteriores e faça uma medição rápida do nível de comprometimento do profissional.

É claro, que muitos candidatos não são sinceros nas informações, mas logo você vai descobrir isso, ao longo do processo. Agora é a hora de marcar a entrevista com os profissionais que se destacaram nessa etapa.

Sonde as expectativas do candidato

Nessa etapa você vai conseguir separar quem está querendo uma oportunidade profissional ou quem está buscando um emprego.

Pergunte, o que realmente significa para a pessoa trabalhar em posto de combustível, o que ela espera da empresa e qual é a expectativa salarial.

Não faça perguntas abertas

Perguntas como “quais são suas qualidades”, “quais são seus defeitos” não ajudam você a selecionar um funcionário ideal para a sua empresa.

As perguntas devem buscar um objetivo, por exemplo “Qual o seu objetivo de médio e longo  prazo com relação a empresa se for escolhido para a vaga?” ou “Pretende seguir carreira em posto de combustível daqui 2 anos”?

Nessa etapa, se elaborar boas perguntas pode descobrir se o candidato tem planos de contribuir nas atividades da empresa ou se pretende sair logo.

Qualidades que seu funcionário deve ter

O funcionário não precisa dizer que tem essas qualidades, ele deve praticá-las no dia a dia para que dessa forma o seu trabalho seja reconhecido e valorizado pela empresa.

No caso do posto de combustível, algumas qualidades são essenciais e por isso iremos destacar a seguir:

  • Honestidade e integridade;
  • Força de vontade para aprender novas atividades;
  • Comprometimento com as atividades;
  • Pontualidade;
  • Flexibilidade de adaptação e trabalho em equipe;
  • Competência e capacidade de resolver problemas;
  • Motivação e determinação;
  • Eficiência e pró-atividade para sair da zona de conforto.

Além das qualidades descritas acima, um funcionário de posto de combustível também deve apresentar um bom relacionamento interpessoal com os clientes e também com os colegas de trabalho.

Mas como vou saber, se o candidato tem essas qualidades?

Se você gostou do candidato na entrevista de emprego e acha que ele pode ser o funcionário que você está procurando para o posto de combustível, está na hora de seguir para o próximo passo:

Entre em contato com antigos empregadores do candidato: Aqui você vai saber coisas que ele não te contou na entrevista e se possui as qualidades que você está procurando.

 Tire a prova nas redes sociais: Verifique o conteúdo que ele compartilha e curte. Dá para analisar o seu comportamento, sua forma de pensar e principalmente se o perfil se adapta ao que você está procurando.

A importância de ter equipes fechadas e bem treinadas no Posto de Combustível

Funcionários treinados obtém resultados maiores para as empresas, e isso não é diferente com postos de combustível. Por isso, as empresas precisam fornecer treinamento para sua equipe visando torná-las mais produtiva.

Um exemplo é o frentista. Ele é o contato do posto de combustível com o cliente, por isso é conveniente que ele saiba oferecer o melhor atendimento, consiga realizar a cobrança e operar com os equipamentos necessários, além disso, é preciso que ele  faça tudo isso de maneira segura.

Os funcionários devem receber orientações comerciais, financeiras e de segurança. Esses são três pontos muito importante para que eles possam produzir mais e melhor.

O treinamento, a motivação e a valorização são indispensáveis para ter uma equipe de sucesso e um posto de combustível lucrativo.  CTA

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