Entenda os Tipos e diferenças de combustíveis

AdilsonGestão, Posto de CombustívelDeixe um Comentário

Artigo: Entenda os tipos e diferenças de combustíveis

Você sabe como diferenciar esses tipos de combustíveis? Qual a vantagem de um para o outro? Bom, caso a resposta seja não, então esse post foi feito para você.

Nesse artigo vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre os tipos e as diferenças que existem entre os combustíveis que são fornecidos nos postos de combustíveis hoje em dia. Confira a seguir!

Quais são os tipos de combustíveis que existem?

Atualmente, são produzidos vários tipos diferentes de combustíveis. Dentre os principais que existem no mercado atual, é possível citar:

  • Gasolina Comum, aditivada, premium e formulada
  • Etanol comum e aditivado
  • GNV
  • Diesel s10, aditivado e premium

Diferença entre os combustíveis

 

  • Gasolina comum, aditivada e formulada

 

A gasolina comum é a mais comum e também a mais conhecida. Sua característica principal consiste no fato desse combustível ser composto por 27% de etanol anidro, 55 ppm de enxofre e apresenta octanagem mínima de 87.

A gasolina aditivada por sua vez, apresenta aditivos que contribuem para melhorar o desempenho do motor do veículo. Já a premium possui octanagem elevada, um percentual de etanol anidro um pouco menos que a gasolina comum (25%) e geralmente é indicada para veículos de alta potência.

A gasolina reformulada é produzida a partir das sobras do combustível comum. Mesmo apresentando uma qualidade inferior em relação a gasolina comum, a sua venda é legal e tem autorização da Agência Nacional do Petróleo.

 

  • Etanol comum e aditivado

 

O etanol comum é originado a partir da cana-de-açúcar e ele oferece mais vantagens em termos de economia para o consumidor, uma vez que tende a ser mais barato em relação a gasolina, por exemplo.

A sua versão aditivada possui aditivos que protegem o sistema de injeção do carro, mas para carros do tipo flex, que já possuem esse tipo de proteção, o uso desse combustível acaba sendo opcional para o consumidor.

 

  • GNV

 

Composto por metano, esse é um dos combustíveis mais baratos e também o que gera menos poluição para o meio ambiente. Agora para fazer uso de GNV é necessário que o veículo seja desenvolvido para suportar esse tipo de combustível.

 

  • Diesel S10, aditivado e premium

 

Esse é um dos combustíveis mais usados no Brasil. Composto basicamente por átomos de carbono, enxofre, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, o diesel S10 apresenta como principal vantagem o seu elevado poder de combustão.

Já a sua versão aditivada apresenta inúmeros benefícios para o veículo, como, por exemplo, o fato desse combustível ser dispersante, anticorrosivo, antiespumante, dentre outras características que promovem uma redução no tempo de parada e também garante que o tanque do carro seja preenchido por completo.

O diesel premium não só ajuda a proteger o motor do veículo, como também melhora o seu desempenho.

Como pode notar, cada um dos combustíveis citados acima apresentam suas particularidades, benefícios e vantagens. Para o consumidor, vale mais a pena adquirir aquele que oferece os melhor custo-benefício. Já para quem gerencia o posto é mais vantajoso oferecer o combustível que apresenta uma fácil comercialização, baixo custo de aquisição e melhor qualidade.

Na prática, os melhores combustíveis a nível de comercialização e que também atendem com eficiência a demanda desse mercado são a gasolina comum, o etanol e o diesel, pois são combustíveis de fácil aquisição, maior adaptabilidade e que possuem um preço mais em conta em relação aos demais combustíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *