Seu posto de combustível 100% com as exigências legais e fiscais

AdilsonAutomação, Gestão, Posto de CombustívelDeixe um Comentário

Artigo: Seu posto de combustível 100% com as exigências legais e fiscais

 

Caso essas exigências não sejam cumpridas, é possível que haja problemas que podem comprometer a evolução do seu negócio, como multas ou até mesmo a interdição do seu estabelecimento.

Nesse post você vai ficar por dentro das exigências legais e fiscais que o seu posto deve obedecer para garantir que o seu negócio evolua conforme o esperado.

Quais as exigências legais e fiscais que um posto de combustível deve seguir?

Exigências Legais

Dentre as principais exigências legais que o seu posto de combustível deve cumprir,as principais são:

  • Apresentar licença ambiental;
  • Apresentar licença ambiental de instalação;
  • Apresentar licença ambiental de operação.

Além das licenças citadas acima, é preciso que você também apresente alguns documentos como o Contrato Social, CNPJ, Inscrição Estadual, Emissão de Alvará, dentre outros.

Exigências Fiscais

As exigências fiscais que são específicas para quem possui um posto de combustível são:

  • LMC- Livro de Movimentação de Combustível

Esse é um livro no qual deve conter os registros diários de entrada e saída dos combustíveis que são comercializados no seu posto de combustível. Nele também deve conter o registro dos combustíveis em estoque.

Você deve guardar todos os livros de movimentação de combustível referente aos últimos 5 anos, sendo que é necessário manter no próprio posto os registros feitos nos últimos 6 meses para eventuais fiscalizações.

 

  • SPED FISCAL

 

Consiste em um mecanismo eletrônico que torna oficial os arquivos digitais referentes às escriturações fiscal e contábil do posto.

 

  • PIS e COFINS

 

Estes são dois tributos federais que devem ser recolhidos pelo posto de combustível para servir como base de cálculo para a receita gerada pelo seu negócio.

Esse recolhimento é feito por meio de um regime monofásico, cujo fabricante do combustível lida com o pagamento desses tributos, não havendo incidência dos mesmos sobre o valor vendido.

Dicas para que o seu posto de combustível cumpra as obrigações legais e fiscais

Embora sejam muitas as obrigações legais e fiscais que o seu posto de gasolina deve cumprir para se manter 100% em dia, existem algumas dicas que pode seguir para garantir que isso aconteça da melhor forma possível.

A primeira delas é estar sempre atento a relação de documentos necessários para abrir e manter o seu posto de combustível ativo, além de verificar as datas para garantir que nenhum documento esteja fora do prazo de validade.

Outra dica é contar com um suporte necessário. Procure contratar um serviço de assessoria para ajudá-lo a manter as obrigações legais e fiscais em dia, evitando assim vários problemas que podem surgir no futuro por conta do não cumprimento dessas obrigações.

CTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *