Temas como faltas e atrasos de funcionários devem estar entre os principais assuntos a serem discutidos por gestores e proprietários de um estabelecimento. Eles são os principais causadores de fortes impactos negativos em indicadores financeiros de produtividade em um negócio.
Existem algumas medidas que podem prevenir que impactos negativos venham a prejudicar seu negócio. Adotar uma gestão inteligente, que monitore e que seja capaz de identificar as causas das ausências é uma das dicas, porém existem outras que você pode conferir a seguir.
Adote uma gestão positiva e transparente
A gestão que você utiliza em seu negócio é um dos maiores impactos na motivação e no engajamento do pessoal da sua equipe.
É essencial que o gestor assuma uma postura mais próxima aos conceitos de liderança.
Além do conhecimento técnico necessário para administração do posto, é muito importante conhecer competências comportamentais como maturidade, equilíbrio emocional, empatia, segurança, humildade, educação e a capacidade de construir relacionamentos produtivos.
Comportamento ético, imparcial, transparente, entusiástico e otimista também precisam estar presentes no dia a dia do gestor. Manter um discurso e as ações em harmonia, demonstrando sempre coerência e justiça.
Cuide da qualidade do ambiente de trabalho
A qualidade do ambiente no trabalho também tem forte influencia sobre as faltas e atrasos dos funcionários. Para conquistar níveis de motivação mais elevados, é preciso que o gestor administre todos os possíveis conflitos e resolva os problemas cotidianos.
Sempre que possível ofereça condições além das adequadas de trabalho e elimine comportamentos que envolvam preconceito, segregação, assédio ou discriminação.
Nos casos em que isso venha a acontecer é necessário contar com uma gestão que fomente o respeito às diferenças
Aposte no reconhecimento e na valorização
Reconheça e valorize as práticas básicas que tenham relação com a gestão que você está aplicando. Elogias e valorizações impactam diretamente na motivação e no engajamento dos funcionários do posto.
Invista em conversas francas
Conversas individuais e sinceras com os funcionários são fundamentais para identificar as reais causas das faltas e atrasos. Dessa forma o gestor pode perceber se existem problemas pessoais, insatisfação ou desmotivação com o trabalho e então analisar a situação e propor algumas alternativas.