3 dicas para montar um treinamento motivacional para frentistas

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Todas as empresas precisam fornecer para seus funcionários, treinamentos adequados para cada setor do empreendimento. Num posto de gasolina isso não seria diferente. Nosso post de hoje servirá para tirar dúvidas sobre qual treinamento fornecer aos funcionários.

Os treinamentos essenciais para frentistas

Basicamente, são três os tipos de treinamentos essenciais para frentistas.

  • Treinamento comercial: este treinamento deve prepará-lo para atender bem o cliente — já que o frentista é, na maioria dos casos, o único funcionário com o qual seu cliente terá contato no posto de combustível.
  • Treinamento financeiro: este treinamento deve prepará-lo para saber realizar a cobrança.
  • Treinamento de segurança: por fim, o treinamento de segurança deve conscientizar o frentista e oferecer ferramentas para que todos estejam seguros no espaço do posto de combustível.

Confira algumas dicas para realizar esses treinamentos:

Treinamento comercial

A primeira dica para este treinamento é usar uma estratégia que retribua com uma recompensa. Ou seja, convença os seus frentistas de que um excelente atendimento será bom tanto para eles, quanto para a empresa e para cada cliente atendido.

Cliente satisfeito é um cliente fiel.

A segunda dica é nunca achar que determinado treinamento é muito básico ou desnecessário. Coisas simples, como sorrir enquanto trabalha, tratar o cliente com educação fazem toda a diferença no atendimento, por isso se torna conveniente ensiná-las.

Assim, você ensinará como receber o cliente, como se comunicar tanto corporal quanto verbalmente com o cliente, como lidar com uma crítica, como agradecer pela compra e a se despedir do cliente.

Treinamento financeiro

Esta é uma área mais estagnada. Em outras palavras, esta é uma área que precisa de passos cuidadosos para evitar futuros erros.

Crie um sistema e alguns processos para garantir que seus clientes não se enganem ou se esqueçam de algum dos passos. Outra dica é criar um fluxograma das rotinas financeiras e colocá-los na parede.

Ainda, você pode praticar a velocidade, pois uma das coisas que os clientes buscam em um posto de combustível é bom atendimento e agilidade.

Nesse treinamento é preciso ensinar como receber o pagamento, as formas de pagamento aceitas pelo posto, como contabilizar e devolver o troco, como registrar os pagamentos e guardar o dinheiro do caixa, como operar o caixa (caso não haja um funcionário específico para essa função).

Treinamento de segurança

Este é um dos treinamentos essenciais para o seu negócio e, ao mesmo tempo, pode ser muito difícil fazer as pessoas entenderem porque elas precisam tomar certos cuidados.

Primeiramente conscientize seu frentista dos riscos. Um exemplo de risco é o uso de celular próximo às bombas. Caso você o alerte sobre o risco, talvez ele pense que é apenas mais uma restrição do trabalho e veja isso como algo negativo. Mostre a ele o que pode acontecer quando pessoas usam o celular naquela área. Dessa forma, ele entenderá os riscos e verá que tudo se resume a uma coisa: a segurança do próprio frentista e dos seus colegas e clientes.

Torne o treinamento contínuo. Não basta fazer uma hora de treinamento a cada dois ou três meses, é preciso lembrar todos os dias as regras de segurança.

Você pode nomear um dos próprios frentistas para, diariamente, ser o responsável pela segurança do local. Ele observará o que está sendo feito e se está sendo feito de forma certa ou errada. Ainda, poderá ver o que se pode melhorar. A cada semana ou mês, mude o responsável, assim, todos os frentistas terão a chance de colocar em prática o treinamento.

Ensine sobre os procedimentos de segurança. Um treinamento importante – e obrigatório por lei – para ser dado aos funcionários dos postos de abastecimento é o estudo e análise da Norma Regulamentadora nº 20 (NR 20), que trata da Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis.

Essas dicas ajudaram? Já está pensando nos treinamentos que irá fazer com sua equipe de frentistas? Treinamentos adequados e motivação são a base de uma equipe de sucesso e, claro, de um posto de combustível lucrativo.

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