Um dos grandes desafios de um negócio é a contratação de funcionários qualificados. Isso também se aplica aos postos de combustível. A busca por profissionais responsáveis e comprometidos fazem toda a diferença quando o assunto é a prestação de serviços em um dos seus estabelecimentos.
Para que você consiga encontrar os funcionários que mais se encaixam no seu negócio reunimos 5 dicas para contratar funcionários para o seu posto de combustível. Acompanhe:
Tenha clareza sobre o que é preciso para a vaga
Você precisa ter em mente a definição exata sobre o que você precisa para a vaga que quer preencher.
Tente encontrar as respostas para as seguintes perguntas:
- Quais são as competências que um frentista ou outro tipo de funcionário precisa ter?
- Quais são as habilidades necessárias?
- Você pretende que ele já tenha uma experiência prévia em postos ou prefere treinar uma pessoa “do zero”?
As respostas irão ajudar a definir o tipo de profissional que você procura. Dessa forma e sabendo o perfil profissional que você procura se torna mais fácil formular as perguntas e saber se o candidato se enquadra no que você precisa.
Um procedimento simples como este, pode evitar que frustrações tanto por parte do dono quanto do futuro empregado venha a acontecer.
Deixe claro quais são as funções que o entrevistado irá desempenhar
É importante deixar muito claro, ainda no momento da entrevista, o que o futuro empregado terá de fazer e quais funções ele irá desempenhar.
Você também deve deixar claro quais são as expectativas mais subjetivas que você tem em relação a ele, como a pontualidade, a iniciativa ou a capacidade de liderança.
Vale, ainda, explicar o que se espera do potencial funcionário. Isso dará a ele a chance de desistir da vaga caso não se encaixe, evitando uma necessidade futura de ter que realizar novo processo seletivo a curto prazo.
Conheça as expectativas do entrevistado
Assim como você descreveu o que espera, é importante saber quais são as expectativas do entrevistado para o cargo.
- O que é para ele trabalhar em um posto de combustível?
- No caso de um frentista, o que ele espera do dia a dia com os clientes?
- Quais são suas expectativas salariais?
As respostas dão a possibilidade de escolher um candidato que tenha expectativas parecidas com as necessidades da vaga.
Dica: Ouça-o e não hesite em fazer perguntas caso esteja confuso em algum ponto sobre o que ele falou. O importante é entender exatamente qual é o perfil do entrevistado.
Evite perguntas muito fechadas ou muito abertas
As perguntas deverão ter sempre o mesmo objetivo que é o de selecionar um candidato que tenha o perfil o mais próximo do que você precisa. Para isso, evite realizar perguntas que sejam muito abertas, ou seja, fáceis de serem respondidas e que possam fazer o entrevistado se perder.
Questões como “Quais são suas principais qualidades?” ou “Quais pontos você acha que pode melhorar?” são convites para respostas longas e que não servirão para os seus propósitos.
Da mesma maneira, evite perguntas que possam ter como resposta simplesmente um “sim” ou um “não”.
Saiba quais são os objetivos do entrevistado
Saber os objetivos de médio e longo prazo do candidato ajudam a avaliar se eles estão em consonância com o seu projeto.
Um entrevistado que esteja buscando uma vaga de frentista, mas que está no final de uma faculdade de Administração, por exemplo, pode ser uma ótima escolha se você busca um gerente a longo prazo.
Uma forma boa de saber quais são os objetivos do candidato é perguntar o que ele imagina estar fazendo daqui a 5 e daqui a 10 anos.
É muito importante, antes de tomar qualquer decisão, saber o que você espera do funcionário e guiar as suas perguntas na entrevista a partir daí. Conhecer as expectativas e objetivos do profissional, assim como deixar claro quais são os seus, também é fundamental.