Características do Frentista Que Encanta Seus Clientes

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A escolha confiável para gestão de postos de combustíveis

Atender bem os clientes que chegam no seu posto de combustível é essencial para que os mesmos voltem.

Por isso o atendimento do frentista deve encantar os clientes.

Não é preciso muito para que isso aconteça. Ser atencioso e simpático já é um ótimo inicio.

Mas existem outras características que fazem com que o atendimento do seu posto se destaque perante os outros.

Quando chega o momento de contratar alguém para sua equipe, alguns requisitos devem ser levados em conta.

Isso porque se uma pessoa já apresenta ser comunicativa e simpática na entrevista, a probabilidade de ela atender seus clientes da mesma forma é maior.

Neste post, vamos falar sobre o papel do frentista neste processo.

Vamos também ressaltar as características necessárias para que todos os clientes saiam do posto encantados e retornem sabendo que serão bem atendidos.

Confira:

Seja Cordial

Receber um consumidor não envolve apenas as saudações de bom dia ou boa noite, é muito mais do que isso.

O atendente ou frentista deve ouvi-lo com atenção para entender seus pedidos e poder ajudá-lo com eventuais dúvidas que possam surgir.

  • Ao dirigir-se aos clientes e colegas, olhe nos olhos e mostre que você está sendo sincero.

Isso conquistará a confiança e o respeito de todos.

A cordialidade é algo que dinheiro algum pode pagar. Frases para despedir como “esperamos vê-lo novamente” ou “volte sempre” reafirmam o aspecto atencioso do atendimento.

Aqui também cabe a simpatia. Um atendente simpático e cordial faz com que o cliente se sinta bem vindo no seu empreendimento.

Deixe sua equipe de frentistas Informada

Em postos de combustível, é comum que os motoristas procurem diversas informações sobre os combustíveis.

E até mesmo sobre os melhores caminhos que devem pegar para chegarem a determinado local.

Muitos também questionam sobre a troca de óleo e, ainda partes mecânicas do automóvel.

  • Por isso, é importante que o frentista conheça e saiba dar todas as informações de forma prestativa e gentil.

Para que os frentistas de seu posto possam responder a todas as dúvidas de seus clientes, é necessário que você os informe.

Portanto, caso aconteça alguma alteração no valor de seus produtos ou serviços, avise a todos.

Também é importante que você os informe sobre as promoções e os programas de fidelização.

Explique como tudo funciona para que todos saibam informar os clientes, e responder a perguntas feitas pelos mesmos.

Tenha cautela com a aparência e o ambiente de trabalho

O frentista deve estar atento à sua higiene pessoal e estar sempre de banho tomado, cabelos penteados e dentes limpos.

Esses cuidados também devem ser encaixados no local de trabalho.

A limpeza do ambiente mostra uma preocupação não apenas com a aparência, mas com a organização do seu posto. E seus clientes percebem isso!

  • Aparência é o que mais o cliente observa. Portanto, mantenha seu local de trabalho limpo e organizado e isso serve também para o seu uniforme.

Saiba posicionar seus frentistas na pista

Um frentista que deseja encantar o seu público deve estar sempre de prontidão, com um sorriso no rosto e com muita alegria para atender a todos.

A disposição de sua equipe, no seu espaço, vai garantir um atendimento mais rápido e dinâmico.

  • Disposição e alegria para o trabalho, humildade e responsabilidade não fazem mal a ninguém.
  • Dê mais aos clientes do que eles esperam e faça tudo com alegria e disposição.

Tenha paciência

Trabalhar com o público em geral significa que, eventualmente, terá que lidar com pessoas de todos os tipos. Isso inclui aquelas pessoas que não sabem o que querem, e até mesmo aquelas grosseiras.

É preciso ter paciência e procurar ouvir o que o cliente tem a dizer, calmamente, para que seja possível orientá-lo.

Manter o equilíbrio emocional com os clientes que estão sem paciência também é importante.

Você quer evitar brigas e discussões, portanto manter a calma é essencial.

Meça sempre as palavras

Outra medida de encantamento é saber conversar com o cliente de forma educada.

É importante que as pessoas que trabalham no posto não falem palavrões ou usem uma linguagem de baixo nível.

Trate as pessoas como; senhor, senhora, senhorita. Sempre de forma educada. Isso conta muito na visão dos clientes.

Também é importante evitar que se fale tantas gírias. E sempre agradeça cordialmente o cliente por ter optado por você.

  • Respeito por si próprio, respeito pelos outros e responsabilidade pelas suas ações são atitudes que levam ao encantamento.

Deixe sua equipe bem equipada e preparada

Para garantir um bom atendimento, algumas questões devem partir dos gestores.

A primeira coisa a ser feita é treinar sua equipe para que todos atendam seus clientes da melhor forma.

Para atender bem o cliente e exercer o trabalho com a maior eficiência possível, o frentista também deve ter os utensílios que precisa.

Tais utensílios devem estar em boas condições de uso e ao seu alcance.

Não existe como exigir excelência no atendimento do seu frentista, sem entregar a ele o que ele precisa para trabalhar com maestria.

Para que seus frentistas trabalhem com bom humor e disposição, eles precisam estar descansados.

Por isso é importante montar uma escala de trabalho justa e equilibrada.

Também é importante motivar seus frentistas. Afinal, toda a equipe motivada trabalha melhor, e portanto apresenta melhores resultados.

Essas são apenas algumas dicas do que o gestor pode fazer para melhorar o atendimento do seu posto.

Aliado às características principais, e que todo frentista deveria ter.

Partindo disso, fica muito mais fácil garantir que o atendimento seja ótimo a ponto de encantar o cliente.

Dessa forma, o gestor do posto precisa repassar essas dicas aos frentistas, de modo que o estabelecimento atenda cada vez melhor e seja reconhecido por isso.

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