Como? ?diminuir? ?a? ?inadimplência? ?nos? ?Postos? ?de Combustíveis?

AdilsonGestão Financeira, Posto de CombustívelDeixe um Comentário

Como diminuir a inadimplencia nos postos de combustiveis

A frota de veículos motorizados no Brasil cresce a cada ano e com a mesma intensidade cresce a procura pelo combustível.

No entanto, não se pode dizer o mesmo sobre os lucros dos postos de combustíveis, uma vez que a inadimplência tem ganhado proporções assustadoras nos últimos tempos.

Os empresários e gestores responsáveis pelo setor financeiro dos postos de combustíveis vêm sentindo a inadimplência cada vez mais real e presente no dia a dia de suas empresas.

Isso tem gerado um déficit considerável nas finanças e uma redução nos lucros, que precisa ser contida de maneira eficaz e urgente.

A importância da gestão financeira

Para minimizar os impactos da inadimplência e encontrar soluções que resolvam o problema de forma eficaz são necessários planejamento e uma gestão de qualidade.

Dessa maneira é possível se antecipar e se precaver diante dos possíveis “calotes”, além de entender as alternativas para contornar e modificar a crescente onda de inadimplência.

Como diminuir a inadimplência?

Existem algumas armas que podem ser usadas pelos gestores e donos de postos de combustíveis no combate a inadimplência, observe:

  • Mantenha um cadastro e uma análise de crédito atualizada: Para os clientes que fazem pagamentos periódicos é necessário manter o controle rígido e a análise dos pagamentos sempre em dia, para evitar a falta de pagamento e diminuir o impacto nas finanças, uma vez que esses clientes são grandes consumidores e geram um valor significativo no planejamento financeiro.
  • Cartões: Para clientes rotativos, prefira o pagamento efetuado através de cartões de crédito ou débito, se acaso aceitar cheques, existem software de consultas rápidas que podem indicar maus pagadores.
  • Tenha um setor de cobrança: É necessário que alguém fique responsável pelo controle e a cobrança dos inadimplentes, esse pode ser um serviço terceirizado ou mantido na própria empresa.

Planejamento, gestão e controle, com bases bem estruturadas e recursos de consulta e pagamentos garantidos, torna a sua empresa capaz de driblar a crise e diminuir a inadimplência!

Para melhorar a sua fidelidade com clientes, baixe gratuitamente nosso e-book

CTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *