Dicas para planejar a Escala de Frentistas

AdilsonAtendimento, GestãoDeixe um Comentário

Dicas para planejar a Escala de Frentistas

Com o fim do ano a rotina muda e pode ser necessário planejar a escala de frentistas para o seu posto de combustível continuar na ativa mesmo com as festas.

É nessa época que as pessoas saem mais para viajar, e o movimento acaba aumentando e a rotina do posto precisa se adaptar.

Contudo, o que pode ser uma excelente oportunidade de negócios se torna um pesadelo para quem não tem planejamento.

Existem várias formas de você otimizar a equipe neste e em outros períodos, de modo a atender a demanda, sem gastar muito para isso.

Veja abaixo algumas dicas e descubra como planejar a sua escala de frentistas:

Folgas Dominicais

As folgas dominicais são uma boa alternativa para quem é dono de postos de combustíveis.

Isso porque, dependendo do fluxo aos domingos, você pode deixar a folga dos funcionários para esses dias.

Avalie se realmente vale à pena abrir aos domingos ou se você precisa de todos os seus funcionários nesses dias.

Se realmente não for lucrativo, é melhor fechar o posto, terminar o expediente mais cedo ou então programar para menos funcionários estarem presente e dar folga para os outros nesses dias.

Além de otimizar a escala, você ainda reduz custos.

Jornada de Trabalho

Você já avaliou qual é a jornada de trabalho ideal do seu posto?

Alguns postos seguem o cronograma convencional, de 7h20 horas trabalhadas com uma hora de intervalo.

Já outros preferem fazer a jornada 12/36. Ainda há quem faça a jornada de 6h trabalhadas e 15 minutos de intervalo.

A escolha irá depender diretamente do fluxo de movimento do seu negócio. Então, não deixe de avaliar essa questão antes de planejar a escala de frentistas.

Madrugadas

As madrugadas podem não ser tão lucrativas nesse período. Além de ser bastante perigoso abrir seu posto nesse horário, isso acaba dificultando o planejamento de escalas.

Muitos donos de negócios optam por não abrir neste turno. Melhor investir em uma ótima segurança do que em seus frentistas, em alguns casos.

Isso acaba diminuindo as despesas, além de ajudar no planejamento de escalas.

Mas, como dito anteriormente, tudo parte de avaliação. Se o seu posto é sim muito movimentado durante a madrugada, planeje também a escala nesses horários.

Vale também conferir a legislação por conta de mudanças em formas de pagamento.

Férias

Mais uma das formas de planejar a escala de frentistas é pensar nas férias dos funcionários. Como o final de ano é sempre mais movimentado, o ideal é alinhar suas ações com o setor de RH para ver as questões de folgas e férias.

Busque um período menos movimentado, para facilitar as férias. Assim, você pode trabalhar com um quadro de funcionários reduzido, sem que isso afete o atendimento.

Pessoas extras

Outra possibilidade é a contratação de pessoas extras para trabalhar nos períodos de maior movimento. Essa é uma alternativa que precisa ser estudada com cuidado.

É preciso ter certeza se realmente vale a pena contratar mais frentistas apenas para esse período ou não, para evitar prejuízo e gastos extras nesse momento.

Uma boa alternativa é o chamado contrato de trabalho por demanda. Nesse caso o frentista é pago por hora trabalhada.

Assim, você só terá que chamar mais pessoas em dias de movimento, como finais de semana. Essa é uma boa maneira de facilitar a escala de folgas dos funcionários já contratados.

Essas são algumas das formas de você planejar a escala de frentistas.

O ideal é que você faça um levantamento completo do movimento do fim de ano, e avalie qual dessas alternativas irá atender às suas demandas, sem que isso gere despesas extras.

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e nos diga como anda o planejamento de escala dos funcionários do seu posto de combustível.

e-Social em Postos: Saiba mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *