Melhore o Ticket Médio: saiba como!

AdilsonGestão, Gestão FinanceiraDeixe um Comentário

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Todo gestor de posto de combustível deve se preocupar com uma métrica essencial: o ticket médio.

Mas afinal, o que isso significa e como melhorar o ticket do posto de gasolina?

Separamos um guia completo que vai te ajudar a entender essa métrica, sua importância e o melhor de tudo, como aumentar seus resultados.

O que é ticket médio?

O ticket médio pode ser entendido como sendo o valor obtido pela divisão entre o volume de vendas e o número de clientes em determinado período.

Quer um exemplo? Imagine que o seu posto de gasolina tenha feito R$5.000,00 em uma semana.

Se durante esse mesmo período o número de clientes foi 200, então o ticket médio será a divisão do valor obtido pelo número de clientes.

O resultado será R$25,00.

Pode ser que um dos clientes tenha consumido R$100,00, outro apenas R$10,00. Mas o valor médio por consumidor no período foi de R$10.

Esse será o ticket médio do seu posto de gasolina, uma métrica importante para entender o seu negócio.

Muitos gestores deixam de analisar esse valor médio, olhando apenas para o montante final obtido.

Quanto maior o ticket médio, melhores os resultados. Isso significará que o posto realiza boas vendas, obtendo sempre altos ganhos com os clientes.

Quanto menor o ticket, maior o sinal de que os consumidores estão comprando pouco e pagando pouco pelos serviços.

Como explorar o ticket médio?

Agora que você já sabe o que é ticket médio, está na hora de descobrir como explorar essa métrica.

Afinal de contas, como aumentar o ticket médio do seu posto de combustíveis?

Ofereça descontos e promoções

Uma das melhores maneiras de incentivar o gasto por parte dos clientes é através das promoções e descontos.

Principalmente no mercado de combustíveis, onde os preços são elevados, um descontinho, oferta ou promoção são sempre bem-vindos.

O objetivo é fazer com que os clientes consumam mais, gerando mais resultados para o posto.

Nesse modelo de negócio, todo mundo ganha. Uma ótima oportunidade para você, gestor, fidelizar seus clientes e se destacar da concorrência.

Descubra qual produto está vendendo mais

Através do ticket médio é possível ter uma ideia de qual produto está vendendo mais.

Procure saber quais produtos são os responsáveis pela elevação do ticket, bem como aqueles responsáveis pela sua redução.

De posse dessas informações, você pode investir na venda do seu carro-chefe e pensar maneiras de tornar os outros produtos e serviços igualmente atrativos.

Adote programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma carta extra no baralho de qualquer gestor de posto de gasolina.

Eles funcionam como ferramenta de fidelização de clientes.

Afinal de contas, é muito mais barato conseguir vender para quem já é cliente e conhece o produto.

Clientes são muito mais propensos a abastecerem seus veículos em postos de gasolina que adotam programas de fidelidade.

Os programas geram segurança, comodidade e um desconto no valor dos serviços.

Vale a pena adotar um programa assim para elevar o seu ticket médio.

Treine os seus funcionários

Por fim, mas não menos importante, o treinamento dos funcionários.

Se o ticket médio do seu posto de combustíveis está baixo, pode ser que a culpa seja do atendimento.

Está na hora de oferecer treinamento de qualidade aos seus funcionários. Eles são responsáveis pela conexão com os clientes.

Isso é tudo que você precisa saber sobre o ticket médio do seu posto de gasolina. Gostou das nossas dicas?

Que tal aplicar cada uma delas ao seu estabelecimento para obter melhores resultados?

plano de fidelidade para posto de combustível

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