A xpert é uma das empresas escolhidas pela Copel e Aneel em projeto de Mobilidade Elétrica

Cris TomasiSem categoriaDeixe um Comentário

mobilidade eletrica xpert copel aneel

A tecnologia e a inovação fazem o mundo girar e, juntas, têm criado soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas e desenvolver a economia do país.

Conhecida e reconhecida como uma das empresas mais inovadoras da região e da sua área de atuação, a patobranquense xpert aposta alto nesse mercado tecnológico, ampliando anualmente os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores para o mercado nacional e internacional.

Apostando no futuro da mobilidade elétrica e na necessidade de criar soluções de infraestrutura que facilitem o carregamento de veículos elétricos em postos públicos e privados, a xpert se juntou à EIDEE e Lactec para a constituição do consórcio Lex Mobility, dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de projeto inovador para a automação do processo de carregamento de veículos.

O projeto recebeu a denominação de Sistema Virtual Bilhetagem e Analítico para comportamento do consumidor/prosumidor em relação à utilização de estações de carregamento de veículos elétricos. Entre outras facilidades, a plataforma permitirá ao usuário de veículo elétrico encontrar o carregador público ou privado mais próximo, controlar a recarga e realizar o pagamento, tudo através de um aplicativo de celular. Os prestadores de serviços de recarga, planejadores urbanos e do sistema elétrico também serão providos de informações visando a expansão dos pontos de recarga e melhoria da qualidade dos serviços.

O projeto foi submetido à apreciação da Copel para participação na chamada pública de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Estratégico nº 22/2018: “Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente”, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sendo uma das 30 propostas aprovadas no processo seletivo.

Com a assinatura do contrato em novembro de 2019, o projeto passou a compor o Programa de P&D executado pela Copel Distribuição e regulado pela Aneel, de número PD-02866 – 0518/2019, possuindo prazo de 3 anos para o término.

O sistema desenvolvido pelo consórcio será posto em prática, primeiramente, nos 12 eletropostos da Copel espalhados na BR-277. O Paraná tem a maior eletrovia do Brasil, instalada pela Companhia em 2018. Ao todo, são 730 quilômetros, que ligam o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

xpert: tecnologia que move o mundo

Durante quase três décadas, a missão da xpert é oferecer soluções que atendam às necessidades do ramo de comércio de combustíveis, com tecnologia e métodos eficientes e seguros. Visionária, a xpert carrega em seu DNA a credibilidade de um trabalho construído dia a dia com seriedade e transparência.

Ter o projeto de mobilidade elétrica escolhido entre centenas de empresas, deixa claro o caminho trilhado pela xpert durante todos estes anos: inovar com responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *