O consumo excessivo de combustível pode representar um dos maiores custos de uma frota e um dos maiores riscos da gestão financeira.
Definir os critérios para controlá-lo e economizá-lo pode ser, consequentemente, extremamente produtivo para a sua empresa.
Por que é importante promover a economia de combustível no abastecimento da frota
Quando o assunto é logística, a palavra economizar é muito bem-vinda. Porém, desde que não interfira na qualidade das entregas, as empresas fazem de tudo para diminuir os custos.
Junto a outras ações, a economia de combustível em uma frota pode ser a chave para reduzir os custo do seu negócio. A questão é que, nem sempre, esse tipo de corte se torna prioridade ou, ainda, a questão não entra em pauta no dia a dia da empresa. Pensando nisso, separamos três dicas que podem ajudar sua empresa a reduzir os gastos com combustível da frota.
- DICA 01: Estimule a economia de combustível entre os funcionários
Muitas vezes o desperdício ocorre apenas por falta de orientação e informação. Promover palestras sobre como os motoristas podem tirar o máximo dos caminhões em que trabalham ou, ainda, dar exemplos de ações simples que podem ser realizadas diariamente como desligar o caminhão quando ele estiver parado e trocar as marchas nos tempos certos podem fazer a diferença.
Bônus: Aqui, vale pensar em um bônus para o funcionário que conseguir diminuir os gastos com combustível no fim do mês.
- DICA 02: Faça a manutenção constante nos caminhões
Ações de manutenção como a calibragem dos pneus com frequência adequada, a troca dos filtros e das velas e a verificação do óleo podem melhorar a eficiência dos veículos da frota e, consequentemente, promover a economia do combustível.
Ainda, fazer as revisões de forma constante podem evitar que o veículo estrague no caminho e alguma entrega deixe de ser feita.
- DICA 03: Invista em um roteirizador de frotas
Nem sempre é fácil parar e pensar na melhor rota. Um aliado muito interessante nesses momentos é a tecnologia. Um roteirizador inteligente ajuda a dar menos voltas, escolher o melhor caminho e, consequentemente, economizar combustível.
BÔNUS: Principais fatores que interferem no consumo de combustível
Tipos de veículos utilizados
Na hora da compra, saber escolher corretamente o tipo de veículo, assim como a marca e o modelo podem promover significativas reduções de combustível. Ainda, dependendo do tamanho da frota que a sua empresa tem, essa economia pode representar valores consideráveis todos os meses.
Condição do veículo
Não é preciso ser motorista de anos de estrada para saber que um veículo desregulado consome muito mais combustível do que o ideal. Imagine, então, se ao invés de um veículo a maioria da sua frota sofrer deste mesmo malefício. Ampliando o problema para mais veículos teremos, também, um significativo aumento de custos.
Sempre que possível, administre a performance de cada veículo utilizado na sua frota, mantenha relatórios trimestrais sobre seu desempenho e consumo, além de identificar aqueles que necessitam passar por algum tipo de manutenção.
Você pode se interessar pelo no post Gestão de frotas: como manter o controle sobre seus equipamentos com eficiência
Comportamento dos Condutores
O consumo excessivo de combustível pode estar relacionado à forma como o condutor dirige o veículo. A forma como o motorista acelera ou troca as marchas e, ainda, deixar o motor do carro ligado, mesmo quando ele não está em movimento, pode resultar em um consumo maior.
Dica: Fazer uma análise que compare os vários veículos de uma mesma frota, pode fornecer indicativos de mau uso dos veículos.
Políticas de compra de combustível
A economia de cada empresa pode vir tanto da escolha correta do fornecedor de combustível quanto de programas motivacionais que premiem o menor custo por litro consumido. Leve em consideração o perfil dos condutores e as prioridades da empresa.
Conclusão
A economia de combustível fica mais fácil quando todos estão conscientes do por quê fazê-la e os benefícios que ela trará. Motoristas capacitados economizam mais e sua empresa sente o retorno na redução de gastos.
Para lidar melhor com os problemas do dia-a-dia e ter mais condições de manter as despesas em dia, você e sua equipe devem agir de maneira proativa ao consumo de combustível. Pensem em investir na economia de combustível e acompanhe a evolução já no curto prazo.