Gestão de frotas: como manter o controle sobre seus equipamentos com eficiência

AdilsonSem categoriaDeixe um Comentário

Confira nosso post de hoje, observe por que é essencial manter o controle de seus equipamentos e aprenda direitinho sobre como fazê-lo! Então vamos lá?

Faça a manutenção preventiva

Falhas excessivas e, até mesmo, inesperadas podem acontecer a qualquer momento e em qualquer veiculo. Isso é inevitável e provoca possíveis atrasos nas operações logísticas e/ou de contribuição que você fará. Outro ponto a ser pensado quando o assunto é manutenção é a segurança dos seus motoristas, mantendo-os ativos, de modo que a capacidade produtiva de sua frota não fique reduzida.

A manutenção preventiva entra como uma reunião de ações conservatórias com inspeções constantes, ajustes e reparos das peças ao menor sinal de problema, a fim de evitar futuras complicações.

Uma verdade é de que se a sua empresa não conta com um programa de manutenção preventiva regular, a vida útil dos veículos da sua frota pode ser reduzida.

Estabeleça um planejamento de rotas

Programas de planejamento das suas rotas é uma das partes vitais do processo de gestão de uma frota. É ela quem garante que tanto equipamentos quanto veículos cumpram o trajeto de forma mais otimizada, gerando assim um gasto menor dos recursos da sua empresa.

Traçar as melhores rotas é o mesmo que garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos e combinados com o seu cliente, além de, com um planejamento de rotas, você poderá ter os menores custos tano com a circulação dos veículos quanto com os equipamentos.

Treinamento de colaboradores

De nada vai adiantar se você tomar todos os cuidados com a manutenção e o planejamento das rotas se você não garantir que as pessoas que trabalham junto a ti, não estão aptos a cuidarem da frota e dos equipamentos.

Dessa maneira, seus motoristas devem receber um treinamento que garanta o conhecimento sobre tais assuntos. Ainda, vale treiná-los para uma direção defensiva e boas maneiras no trânsito, como evitar freadas bruscas e acelerações desnecessárias, bem como para que evitem acidentes e multas.

Ainda, lembre-se de sempre deixar o pessoal de manutenção e os demais funcionários a par dos seus programas de manutenção preventiva e da otimização de operações da sua frota. Isso garantirá que a eficiência de todo o sistema não caia.

Adote um sistema de gestão eficiente

Um software de gestão completo, poderá ser o seu principal aliado para controlar os diversos aspectos existentes na sua frota. Ainda, ele poderá auxiliar na prevenção contra os riscos, no monitoramento das rotas, no controle dos custos e na boa manutenção que deverá ser feito com os veículos.

Com o auxílio de uma solução tecnológica de alto nível, a vida útil dos equipamentos e a redução do tempo de inatividade de cada um dos veículos da sua frota, podem ser medidas efetuadas pelo gestor.

Foque nos Resultados

A realização da gestão dos custos e receitas de frotas é um item fundamental para garantir o bom funcionamento das operações rumo ao crescimento saudável da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *