Características do Frentista Que Encanta Seus Clientes

Compartilhamento - Seja um Distribuidor Xpert

Compartilhe nas redes sociais:

Sistema xpert

A escolha confiável para gestão de postos de combustíveis

Atender bem os clientes que chegam no seu posto de combustível é essencial para que os mesmos voltem.

Por isso o atendimento do frentista deve encantar os clientes.

Não é preciso muito para que isso aconteça. Ser atencioso e simpático já é um ótimo inicio.

Mas existem outras características que fazem com que o atendimento do seu posto se destaque perante os outros.

Quando chega o momento de contratar alguém para sua equipe, alguns requisitos devem ser levados em conta.

Isso porque se uma pessoa já apresenta ser comunicativa e simpática na entrevista, a probabilidade de ela atender seus clientes da mesma forma é maior.

Neste post, vamos falar sobre o papel do frentista neste processo.

Vamos também ressaltar as características necessárias para que todos os clientes saiam do posto encantados e retornem sabendo que serão bem atendidos.

Confira:

Seja Cordial

Receber um consumidor não envolve apenas as saudações de bom dia ou boa noite, é muito mais do que isso.

O atendente ou frentista deve ouvi-lo com atenção para entender seus pedidos e poder ajudá-lo com eventuais dúvidas que possam surgir.

  • Ao dirigir-se aos clientes e colegas, olhe nos olhos e mostre que você está sendo sincero.

Isso conquistará a confiança e o respeito de todos.

A cordialidade é algo que dinheiro algum pode pagar. Frases para despedir como “esperamos vê-lo novamente” ou “volte sempre” reafirmam o aspecto atencioso do atendimento.

Aqui também cabe a simpatia. Um atendente simpático e cordial faz com que o cliente se sinta bem vindo no seu empreendimento.

Deixe sua equipe de frentistas Informada

Em postos de combustível, é comum que os motoristas procurem diversas informações sobre os combustíveis.

E até mesmo sobre os melhores caminhos que devem pegar para chegarem a determinado local.

Muitos também questionam sobre a troca de óleo e, ainda partes mecânicas do automóvel.

  • Por isso, é importante que o frentista conheça e saiba dar todas as informações de forma prestativa e gentil.

Para que os frentistas de seu posto possam responder a todas as dúvidas de seus clientes, é necessário que você os informe.

Portanto, caso aconteça alguma alteração no valor de seus produtos ou serviços, avise a todos.

Também é importante que você os informe sobre as promoções e os programas de fidelização.

Explique como tudo funciona para que todos saibam informar os clientes, e responder a perguntas feitas pelos mesmos.

Tenha cautela com a aparência e o ambiente de trabalho

O frentista deve estar atento à sua higiene pessoal e estar sempre de banho tomado, cabelos penteados e dentes limpos.

Esses cuidados também devem ser encaixados no local de trabalho.

A limpeza do ambiente mostra uma preocupação não apenas com a aparência, mas com a organização do seu posto. E seus clientes percebem isso!

  • Aparência é o que mais o cliente observa. Portanto, mantenha seu local de trabalho limpo e organizado e isso serve também para o seu uniforme.

Saiba posicionar seus frentistas na pista

Um frentista que deseja encantar o seu público deve estar sempre de prontidão, com um sorriso no rosto e com muita alegria para atender a todos.

A disposição de sua equipe, no seu espaço, vai garantir um atendimento mais rápido e dinâmico.

  • Disposição e alegria para o trabalho, humildade e responsabilidade não fazem mal a ninguém.
  • Dê mais aos clientes do que eles esperam e faça tudo com alegria e disposição.

Tenha paciência

Trabalhar com o público em geral significa que, eventualmente, terá que lidar com pessoas de todos os tipos. Isso inclui aquelas pessoas que não sabem o que querem, e até mesmo aquelas grosseiras.

É preciso ter paciência e procurar ouvir o que o cliente tem a dizer, calmamente, para que seja possível orientá-lo.

Manter o equilíbrio emocional com os clientes que estão sem paciência também é importante.

Você quer evitar brigas e discussões, portanto manter a calma é essencial.

Meça sempre as palavras

Outra medida de encantamento é saber conversar com o cliente de forma educada.

É importante que as pessoas que trabalham no posto não falem palavrões ou usem uma linguagem de baixo nível.

Trate as pessoas como; senhor, senhora, senhorita. Sempre de forma educada. Isso conta muito na visão dos clientes.

Também é importante evitar que se fale tantas gírias. E sempre agradeça cordialmente o cliente por ter optado por você.

  • Respeito por si próprio, respeito pelos outros e responsabilidade pelas suas ações são atitudes que levam ao encantamento.

Deixe sua equipe bem equipada e preparada

Para garantir um bom atendimento, algumas questões devem partir dos gestores.

A primeira coisa a ser feita é treinar sua equipe para que todos atendam seus clientes da melhor forma.

Para atender bem o cliente e exercer o trabalho com a maior eficiência possível, o frentista também deve ter os utensílios que precisa.

Tais utensílios devem estar em boas condições de uso e ao seu alcance.

Não existe como exigir excelência no atendimento do seu frentista, sem entregar a ele o que ele precisa para trabalhar com maestria.

Para que seus frentistas trabalhem com bom humor e disposição, eles precisam estar descansados.

Por isso é importante montar uma escala de trabalho justa e equilibrada.

Também é importante motivar seus frentistas. Afinal, toda a equipe motivada trabalha melhor, e portanto apresenta melhores resultados.

Essas são apenas algumas dicas do que o gestor pode fazer para melhorar o atendimento do seu posto.

Aliado às características principais, e que todo frentista deveria ter.

Partindo disso, fica muito mais fácil garantir que o atendimento seja ótimo a ponto de encantar o cliente.

Dessa forma, o gestor do posto precisa repassar essas dicas aos frentistas, de modo que o estabelecimento atenda cada vez melhor e seja reconhecido por isso.

Características do Frentista Que Encanta Seus Clientes

Compartilhe nas redes sociais:

Índice

Sistema xpert

A escolha confiável para gestão de postos de combustíveis

Conteúdos relacionados

Guia completo sobre gestão contábil para postos de combustíveis

8 dicas de gestão financeira para posto de combustível

Como planejar a escala de trabalho para posto de combustível

7 dicas para contratação de funcionários no posto de combustível

8 dicas imbatíveis para uma gestão de posto de combustível de sucesso

Será que vale a pena abrir um posto de combustível 24 horas?

14 ideias de empresas para abrir no posto de combustível

Como ser um posto revendedor de combustível?

Como abrir um posto de combustível: primeiros passos rumo ao sucesso

Como aumentar as vendas na loja de conveniência?

7 ideias de promoção para postos de combustíveis

8 benefícios da automação para postos de combustíveis

MTP-427/2021 -Vantagens que obrigatoriedade do sistema de medição eletrônica trará para seu posto!

O primeiro passo já foi dado!

Só precisamos de mais alguns dados para entrarmos em contato:

Ao informar meus dados eu concordo com a política de privacidade da Xpert.