Gestão Ambiental para Postos de Combustíveis 

AdilsonGestão, Posto de CombustívelDeixe um Comentário

Artigo: Gestão ambiental para postos de combustíveis

A Gestão ambiental deve fazer parte de todo o negócio que de alguma forma provoca ou pode provocar impactos na natureza que o cerca.

A atividade exercida por postos de combustíveis faz parte desse rol de serviços, que, se não forem executados com base em determinados  cuidados, podem gerar danos permanentes ao meio ambiente em que está situado.

O desenvolvimento sustentável ocorre com base em três pilares: Econômico, Social e Ambiental. Um negócio sustentável precisa ser viável e benéfico para todos os três contextos.

Por isso, se você é dono ou gestor de postos de combustíveis e deseja saber mais a respeito da gestão ambiental desse tipo de negócio, confira esse post na íntegra e saiba mais sobre o assunto!

Entendendo os impactos que os postos de combustíveis podem trazer

Não há como estudar a implementação de uma boa gestão ambiental, sem antes compreender quais são os problemas causados por sua atividade, e como eles são causados.

As respostas para essas perguntas levam à busca por novas soluções, e resultam em alguns ajustes do seu estabelecimento, visando minimizar ou eliminar tais impactos.

O derramamento dos combustíveis e seus derivados por exemplo, contamina de forma imediata o solo afetado e, dependendo da quantidade expelida, tal contaminação pode chegar aos lençóis freáticos e prejudicar a qualidade da água consumida pelos moradores das redondezas.

Além disso, a emissão constante de substâncias químicas no local onde está situado o posto, causa uma perceptível piora na pureza do ar ali respirado.

Por fim, mas não menos importante, não podemos esquecer como o manejo inadequado dos combustíveis pode ocasionar incêndios e explosões, prejudicando o seu investimento, mas principalmente o ambiente ao redor – que pode ser urbano – envolvendo até vítimas fatais em último caso.

Qual a importância da gestão ambiental, e quais os benefícios trazidos por ela?

A priori, a gestão ambiental é importante para evitar que os impactos negativos citados acima se tornem realidade! No entanto, isso acaba impactando no crescimento dos postos de combustíveis como um todo, pois fortalece um dos três pilares que comentamos anteriormente acerca da sustentabilidade.

Mesmo sabendo que o cuidado com o ambiente em que vivemos deve ser o primeiro objetivo da gestão ambiental, podemos relacioná-la também ao seu impacto financeiro no negócio, uma vez que, o não-cumprimento das normas de segurança e de atuação podem levar a multas e sanções.

No que se refere à documentação do seu posto de combustível, procure sempre manter o Laudo de Vistoria do Corpo de Bombeiros (L.V.C.B.) e a Licença Ambiental de Operação (L.A.O.) em ordem.

Como implementar essa gestão?

Para implementar uma Gestão Ambiental eficiente nos postos de combustíveis que você administra, é preciso promover algumas atividades como:

  • Treinamento adequado de pessoal;
  • Desenvolvimento de planos para emergências;
  • Implantação de medidas preventivas;
  • Construção de locais apropriados para armazenamento de produtos e seus resíduos;

Comece dando entrada no processo de autorização para os documentos acima, estes exigirão que o seu pessoal faça uma série de mudanças nas práticas de trabalho, layout do estabelecimento e etc.

Contribuindo de forma direta para a construção de um posto que não agrida o meio ambiente ao seu redor!

E então, gostou do artigo? Entendeu a importância em implementar uma boa gestão ambiental nos postos de combustíveis? Deixe o seu comentário e nos diga o que achou desse assunto! Aproveite e baixe gratuitamente nosso e-book Escolhendo o Software Ideal para seu Posto de Combustível.  

CTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *