As redes sociais aos poucos foram ganhando espaço e hoje já fazem parte da vida das pessoas.
Cabe a quem gerencia esses tipos de redes, compreender uma visão de marketing para aplicar no negócio. Além de divulgar sua marca, é possível conquistar algo mais valioso: o bom relacionamento com os seus clientes e potenciais clientes.
Visando esse assunto, resolvemos explicar qual a importância de utilizar mídias sociais como um canal comunicativo e de aproximação entre o seu posto de combustível e os usuários, e o melhor: como fazer isso da forma correta.
1 – O primeiro passo para a fidelização de clientes
Uma das melhores consequências de mostrar seu posto de gasolina nas redes sociais será a fidelização dos consumidores. Seus frentistas poderão se acostumar a receberem visitas mais frequentes de pessoas satisfeitas.
Algumas estratégias precisam ser focalizadas e tomadas para que esses momentos possam se concretizar. Primeiramente trace um perfil de cada um dos seus clientes. Assim, de acordo com as características que cada um possui, é possível determinar os tipos de abordagens adequadas e campanhas para serem feitas.
Quando tratamos de clientes que estão nas redes sociais, podemos exemplificar com a ação de distribuição de cupons de descontos para serem utilizados na loja de conveniência, além, obviamente, de um atendimento focado no cliente, feito de forma personalizada fazendo o consumidor se sentir valorizado.
2 – Manutenção do canal aberto para críticas e sugestões
As pessoas que frequentam seu posto sabem, por próprio hábito, o que as agrada e o que não as agrada. Por isso, ouvir os feedbacks desses consumidores podem fazer com que você possa melhorar, tanto os pontos positivos quanto os negativos. Ouvir o que os seus consumidores tem a falar, pode ser um ótimo meio para prevenir problemas futuros, que possam gerar insatisfações irreversíveis.
Isso acontece porque as pessoas comentam suas próprias opiniões abertamente. Assim, se tornam porta-vozes , divulgando para os amigos e conhecidos o bom ou mal serviço prestado pelo seu estabelecimento.
3 – As redes sociais para utilizar no seu posto de combustível
Existe um bom número de canais para que seu posto de combustível obtenha êxito, a seguir listaremos os principais e como utilizá-los:
Uma ótima forma de utilizar a Fan Page do seu posto de combustível no Facebook é fazer dela uma ouvidoria. Através dela, será possível prestar serviços como divulgação da tabela de preços, tirar dúvidas sobre a localização, quais os serviços que estarão disponíveis, entre muitos outros pontos interessantes para os consumidores.
A Fan Page também poderá servir como canal de divulgação para as promoções, sorteios de prêmios, contemplações para clientes que frequentem regularmente o seu estabelecimento, fidelizando-o.
Para quem compreende a importância do visual de um posto de combustível, um aplicativo de fotos que ressalta o ambiente que poderá ser frequentado por um consumidor, se torna muito conveniente.
O Instagram se tornou, também, um bom canal para trabalhar com a divulgação de vídeos curtos, por que não ensinar, em poucos passos, a maneira certa de calibrar pneus ou conferir o óleo do seu carro?
O Twitter é o canal ideal quando o objetivo é saber o que os clientes estão pensando/falando a respeito de seu posto de combustível ou, ainda, o que eles estavam procurando quando passaram a consumir no seu estabelecimento e acabaram não encontrando.
Assim como o Facebook, o Twitter pode ser útil na hora de esclarecer dúvidas e construir a imagem da sua empresa. Essa rede tem mais de 300 milhões de usuários compartilhando mais de 500 milhões de tweets diariamente e isso nos dá uma visão geral de como uma simples citação pode impactar a forma como uma pessoa pode construir a forma como vê uma marca.
Por fim, lembramos que as redes sociais devem ser vistas, a princípio, como um canal apto para estabelecer uma amizade duradoura com um cliente ou potencial cliente e não para encher o seu perfil e a timeline dos seus seguidores com inúmeros anúncios.