03 métricas de vendas para seu posto de combustível.

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As métricas de vendas são parâmetros essenciais para que você consiga acompanhar como anda a sua equipe de vendas e até mesmo a lucratividade da sua empresa. Claro que isso depende muito do tamanho do negócio que você tem, mas em um posto de gasolina existem basicamente 3 métricas que não podem ser deixadas de lado. Conheça indicadores que poderão te ajudar a aumentar as vendas do seu posto.

Métricas essenciais para aprimorar as vendas do seu posto do seu posto de gasolina

Metas e produtos adicionais como métrica de vendas do seu posto

É necessário que o seu posto de gasolina tenha uma meta muito clara de vendas e em cima dessa meta acompanhe periodicamente. Você pode se basear na meta de rentabilidade, de vendas, de novos clientes que começaram a frequentar o seu posto etc.  É importante ter em mente que a meta é a base de tudo quando se fala em vendas.

A meta de vendas do seu posto também envolve os produtos e serviços adicionais de um posto de gasolina, não apenas o combustível que é vendido.

Além de criar meta de vendas para esses produtos adicionais como uma métrica de venda, você precisa elaborar estratégias para vender mais. Afinal, é para isso que servem as métricas de vendas, para te ajudar a ter uma visão mais ampla de como anda o financeiro do seu negócio, para que você possa melhorá-lo.

Uma dica para vender mais produtos e serviços adicionais é mostrar ao cliente que ele precisa daquele produto. Vários produtos que você oferece vão garantir a segurança do cliente, e você deve alertá-lo disso.

Ticket médio

Com o ticket médio você pode calcular o valor que é conquistado com cada cliente do seu posto de gasolina. É um importante métrica, pois para calculá-la você precisa verificar o valor total conseguindo com vendas e dividir pelo número de clientes do seu estabelecimento.

Qual o objetivo disso? Encontrar estratégias para fazer com que um cliente acabe comprando mais. Aumentando o número de vendas do seu posto, você aumenta sua lucratividade.

Para melhorar o ticket médio você precisa empurrar os produtos adicionais para os clientes. Isso pode fazer com que eles se irritem e acabem não querendo voltar no seu posto de gasolina.  Nesse contexto, também vale lembrar que você não pode vincular a venda da gasolina a algum combustível de forma obrigatória, condicionar a venda de combustível a compra de outro produto é ilegal.

Então, o que você pode fazer para vendas do seu posto? Mostrar as oportunidades para os seus clientes. Explicar o que um produto ou serviço pode fazer por ele. Analisar os itens que mais são vendidos no seu posto e colocá-los em promoção ou fazer algum tipo de oferta.

Outra coisa que você pode fazer é estimular a sua equipe a vender mais, ofereça brindes para os funcionários que venderem mais produtos. Assim, eles irão se empenhar mais e consequentemente o seu lucro será maior.

Avalie a concorrência

Antes de abrir o seu posto de gasolina você deve ter feito uma boa pesquisa de mercado, analisou a concorrência, cotou preços de produtos e fez um planejamento para sua empresa. Mas, o que você precisa saber é que esse tipo de estratégia não deve ser somente inicial. Analisar a concorrência é uma forma eficiente de manter o seu posto bem-sucedido.

Essa analise permite que você veja quais os pontos fracos que precisam ser melhorados, o que deixa a desejar para os clientes, e como você pode melhorar isso no seu posto de gasolina. Além disso, você também poderá avaliar os pontos fortes do concorrente, podendo implementar algo semelhante na sua empresa.

Outra dica importante é analisar as ameaças que o concorrente pode apresentar. Veja como o posto de gasolina concorrente está preparado para lidar com inovações e com situações inesperadas. Dessa forma, você poderá saber o que implementar na sua empresa para não deixar a desejar e aumentar as vendas do seu posto

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