Com a concorrência acirrada no setor, a automatização de postos de combustível pode se tornar um diferencial durante a escolha do cliente para qual melhor posto de combustível irá abastecer.
Além de trazer confiabilidade e segurança no abastecimento, o gestor, ao automatizar o posto de combustível, terá muitos benefícios. Vantagens para quem gerencia, para quem trabalha e para quem abastece.
Por que automatizar?
A diversificação de produtos e serviços oferecidos atualmente nos postos de combustíveis e o controle de estoque e faturamento manual destes itens, se tornou uma tarefa trabalhosa e passível de erros.
Os clientes desejam precisão dos seus abastecimentos, exigindo comprovantes físicos, tanto do valor cobrado como também do quanto foi abastecido.
A quantidade de serviços que existe além do abastecimento, como lavagem de veículos, troca de óleo e calibragem, estão sujeitos a falhas de cobrança por parte dos funcionários, como também o descontrole do faturamento total.
Além do fato de que alguns postos de combustíveis se tornaram postos de conveniência, que vendem produtos alimentícios, presentes e outros, que exigem a automatização plena, para saber o quanto está vendendo, o que tem no estoque o que necessita repor.
Quais as vantagens em todos os setores dos postos?
Com a automação, o gestor poderá ter o controle total na abertura e fechamento de caixa, evitando erros de pagamento. Também poderá definir o bloqueio quase imediato de bombas com defeito, e a liberação no mesmo prazo da bomba que estava em manutenção.
Terá como cadastrar os funcionários no sistema e saber quais vendas que eles efetuaram, para acompanhar o desempenho deles. Poderá alterar os preços de forma individual, sem prejudicar o funcionamento do posto.
Poderá saber quais são os dias da semana e horários de maior movimento, os perfis de clientes que são atendidos e então criar promoções e campanhas para aumentar a rentabilidade da empresa.
E o fato que terá o controle total do combustível armazenados nos tanques, saberá o quando terá que solicitar novas compras, para que não haja faltas ou excesso de combustível armazenado.
Além destes benefícios, terá o diferencial que irá cativar o cliente, por informações precisas do abastecimento e o valor correto da venda, fazendo ele fidelizar ao posto de combustível.