Medir e monitorar o tanque de combustível dos postos é uma prática que tem se transformado em uma verdadeira tendência devido à grande importância de acompanhar de perto o volume dos produtos que o seu estabelecimento agrega.
Felizmente, existem soluções tecnológicas que tornam esse acompanhamento um processo muito simples e com muitos benefícios para o gestor e para a sociedade.
Por que monitorar o tanque de combustível no posto?
O acompanhamento preciso do tanque de combustível é uma, senão a única, forma de detectar problemas em seus equipamentos.
Monitorar o tanque de combustível do seu posto traz inúmeros benefícios. O primeiro destes está no ganho operacional, já que você terá informações atualizadas em tempo real sobre o volume de cada um de seus produtos, diminuindo extremamente as chances de que algum deles venha a faltar em um efeito “surpresa”.
O controle de estoque é, portanto, beneficiado de forma direta e consequentemente os seus lucros, já que o planejamento mais eficiente se torna possível devido ao acompanhamento preciso e ágil.
O tanque de combustível concentra os maiores riscos ambientais de um posto de combustível. Por estar localizado geralmente no subsolo, é difícil, senão impossível, identificar qualquer tipo de defeito neste, e a medição constante do volume é uma das formas para identificar anormalidades.
Como fazer o monitoramento do tanque de combustível?
Graças ao avanço da tecnologia, existem hoje sistemas bastante eficientes para essa tarefa.
O item responsável pelo monitoramento atende pela denominação de Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC).
O MVC atua em conjunto com os Sistemas de Medição e Monitoramento Ambiental formando uma rede de sensores ligados a softwares, que viabilizam a emissão de alarmes em casos de vazamentos, a transmissão de informações de movimentação (quantidade de combustível que saiu do tanque em um dia, por exemplo), entre outras características extremamente importantes para a gestão eficiente de um posto de combustível.
Por que automatizar o monitoramento do tanque de combustível do seu posto?
A automação de processos sempre traz mais eficiência aos negócios, e não seria diferente com o monitoramento dos tanques de combustível do seu posto.
Um sistema automatizado permite que a gestão reduza desperdícios e, por conseguinte, consiga eliminar custos desnecessários em seu funcionamento.
Portanto, agora que já sabe a importância em medir e monitorar o tanque de combustível do seu posto, basta implementar essa tarefa no seu negócio, preferencialmente de forma automatizada, para garantir bons resultados tanto para o seu posto, quanto para o meio ambiente!
Aproveite e baixe nosso material como escolher um software de gestão para seu posto de combustível: