Métricas que indicam que seu posto está crescendo

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Já parou para pensar em como é possível saber se o seu posto de gasolina está crescendo no mercado?

A verdade é que existem diversos indicadores, chamados de métricas, que devem ser observados.

O lucro obtido mensalmente é apenas um desses indicadores. Conheça os outros e sua importância.

Por que você deve acompanhar as métricas do seu posto?

As métricas do posto de gasolina são dados que podem ser utilizados pelos gestores para entender o crescimento do negócio.

Uma boa análise de métricas permite a criação de estratégias poderosas, tendentes a melhorar os processos e fazer com que o empreendimento decole.

Pode ser que o posto de combustível não esteja rendendo tanto assim.

Pode ser que existam áreas e processos que necessitem de revisão e ajustes.

Analisar as métricas, de forma completa, é a melhor maneira de identificar esses pontos e atuar sobre eles.

De olho nas métricas os gestores podem trabalhar estratégias, reformular o modelo de negócio e muito mais.

Não são apenas números, mas sim verdadeiros indicadores da saúde e viabilidade do empreendimento.

Para que melhores resultados sejam alcançados é importante saber o estado atual.

  • Como o seu posto de gasolina está no mercado?
  • O número de vendas está dentro do previsto para o período?
  • Qual o nível de desempenho nas atividades comerciais?

São perguntas importantes que devem ser respondidas.

Quais métricas acompanhar?

Mas quais métricas devem ser analisadas pelos gestores?

Se o posto de gasolina já está presente no mercado há algum tempo, o gestor pode avaliar as vendas, o ticket médio, a produtividade, o desempenho e as metas e objetivos do negócio.

Vendas

O número de vendas corresponde ao total de transações realizadas no posto de gasolina.

Caso o negócio envolva a exploração de loja de conveniência, uma dica é separar os dados, para saber ao certo o volume de vendas do posto.

Esse número pode ser analisado tendo por base períodos específicos, como o mês, a semana ou até mesmo o ano.

Comparar os dados obtidos com meses anteriores, meses correspondentes do ano anterior é recomendado.

Ticket Médio

O ticket médio é um indicador que pode ser obtido através da divisão do volume total de vendas pelo número vendas real.

Ou seja, quanto foi vendido, dividido pelo número de operações que foram realizadas.

Produtividade

A produtividade do posto de gasolina é uma métrica importante.

Está relacionada ao potencial de produção, ou seja, qual demanda está sendo atendida pelo estabelecimento.

Provavelmente esse número será muito maior agora do que nos meses em que a atividade se iniciou.

Isso porque a demanda aumenta e a produção se eleva, de forma diretamente proporcional.

Desempenho

Já o desempenho é medido pela relação entre a produtividade e o lucro da empresa.

Se a produção aumenta – mais clientes abastecendo, por exemplo, é esperado que o lucro aumente.

Ou seja, com o aumento da demanda há aumento no desempenho do posto.

Metas e objetivos

Por fim, uma das métricas mais básicas que todo gestor de posto de combustíveis deve levar em consideração são as metas e objetivos.

Cada empreendimento possui suas próprias expectativas de crescimento no mercado.

É importante definir metas e objetivos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo, e acompanhar os resultados.

Quanto o seu posto de gasolina está crescendo? As metas estabelecidas pelo período foram alcançadas? Quais estratégias foram implementadas?

Como você pode ver, acompanhar as métricas que indicam que o posto de gasolina está crescendo é fundamental.

Vale a pena colocar em prática processos que permitam conhecer a evolução do negócio.

Mais do que observar apenas o lucro, todas as variáveis devem ser colocadas na balança.

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