A boa administração de um posto de gasolina é responsável por boa parte do sucesso do empreendimento.
Manter um planejamento adequado, que envolva foco em resultados e inovação constante é essencial para alavancar as vendas e aumentar a receita.
Qual a diferença entre administrar um posto e ser gestor?
Apesar dos termos serem utilizados muitas vezes como sinônimos, existem diferenças entre administrar e ser gestor.
A administração é um conceito mais antigo, aplicável a qualquer tipo de empreendimento, até mesmo os não comerciais.
Por exemplo, é possível administrar o dinheiro da família.
Já a gestão é um conceito moderno, que veio para substituir a velha concepção mecânica e manual da administração.
As práticas da gestão são muito mais interdisciplinares, bebendo da fonte da política, da economia, da filosofia, sociologia e antropologia, por exemplo.
Apesar das diferenças, gestão e administração não são conceitos antagônicos.
Isso significa que ambos podem ser aplicados ao dia a dia do posto de gasolina, com vistas a garantir o crescimento do negócio.
No entanto, para administrar bem um posto de gasolina é preciso levar em consideração alguns pontos.
Planejamento
O planejamento consiste em traçar um caminho a ser seguido.
Funciona como uma orientação, pautando todas as ações futuras.
É através do planejamento que o administrador estabelece as metas e objetivos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.
Sem o planejamento é praticamente impossível traçar estratégias de negócio, tendo em vista que os administradores e gestores ficam perdidos.
Inovação
Inovação nem sempre significa fazer o que ninguém fez, mas sim estar atento às mudanças que ocorrem no mercado.
Principalmente na atualidade, são muitas as transformações: novos produtos, novas tecnologias, novos processos e métodos.
Cabe aos administradores e gestores atualizar o sistema e procedimentos do posto de gasolina, com vistas a oferecer aos clientes mais conforto, segurança, qualidade e preço competitivo. Sem inovação o negócio acaba ficando estagnado e tende a perder espaço para concorrentes que atuam no mercado.
Resultados
Uma dica de administração poderosa é acompanhar sempre os resultados.
As métricas do posto de gasolina ajudam os administradores a entender melhor o negócio.
Qual é o faturamento, quais são os gastos do posto de gasolina? Em comparação com os períodos anteriores, o lucro foi maior ou menor?
Todos esses indicadores de resultado servem como base para a elaboração de estratégias mais adequadas para o objetivo último do estabelecimento, que é gerar lucro.
Nenhum empreendimento pode sobreviver e crescer no mercado sem gerar resultados tangíveis.
E não há melhor maneira de acompanhar os resultados do que observando as métricas, os números.
Essa pode parecer uma parte burocrática, mas atualmente existem softwares de gestão que fazem todo o trabalho pesado e geram relatórios completos.
Finanças
É importante manter um setor financeiro no posto de gasolina, para controle não apenas das entradas e saídas, mas também para analisar o fluxo de caixa e realizar projeções.
São dados que ajudam a entender a saúde financeira do estabelecimento.
Clientes
Por fim, mas não menos importante, é fundamental captar clientes.
Sem pessoas consumindo produtos, o negócio não cresce.
Em um posto de gasolina, uma excelente estratégia para captar clientes são os planos de fidelização.
Tão importante quanto ganhar um novo cliente é manter a confiança dos clientes antigos.
Os especialistas são claros: conquistar um cliente é muito mais caro do que vender para um cliente que já está fidelizado. Vale a pena investir na fidelização.
Como você pode ver, administrar um posto de combustível não é tão difícil assim.
Essas dicas simples, mas poderosas, ajudam a entender melhor o empreendimento. Aplique todas elas em conjunto e veja os resultados aparecendo.
Lembrando que o sucesso do seu estabelecimento depende de uma boa administração.