Liderança: como motivar a sua equipe?

AdilsonGestão, Posto de CombustívelDeixe um Comentário

Liderança: como motivar a sua equipe? - XPert

Cada vez, as empresas desejam colaboradores que entregam além de suas obrigações. E com um mercado de trabalho bastante acirrado, “vestir a camisa” e “dar o seu máximo” são características buscadas nas esgotantes e disputadas entrevistas de emprego.

Mas para que um colaborador ofereça o melhor trabalho é preciso que as empresas, em troca, lhe ofereçam as melhores condições.

E isso vai muito além de equipamentos corretos, uma cadeira confortável e ambiente climatizado. Quando é oferecido o mínimo, o que pode esperar em troca também é o mínimo.

Sabendo disso, as empresas cada vez mais têm investido em motivação: ações, instalações especiais, premiações, pequenas gentilezas.

No entanto, se há algo que pode motivar o funcionário a entregar além do possível são líderes capazes de tirar de cada subordinado o melhor de si — sem coerção, sem ameaça, sem regras rígidas.

Se a preocupação da sua empresa é atingir uma alta produtividades, continue lendo este artigo.

Separamos aqui cinco dicas fáceis de serem colocadas em prática para aumentar a motivação de seus colaboradores através de suas lideranças.

Faça com que as lideranças sejam presentes

Enxergar a hierarquia é importante, mas desconstruí-la em alguns momentos é mais importante ainda.

Estar na ponta de uma equipe não significa que o chefe é melhor que os outros membros, mas sim que é mais capaz de integrar seus funcionários.

Para isso, ele deve ser exemplo: cumprimentar a todos, tratar bem quem cruza seu caminho, saber orientar de forma correta, corrigir quando for necessário sem utilizar de argumentos humilhantes e reconhecer quando um trabalho é bem feito.

Fazer com que os funcionários sintam-se parte de um trabalho bem feito é algo bastante motivador.

Defina o papel de cada um

Saber exatamente o que fazer e ter uma equipe onde cada um tem o seu papel bem definido vai poupar que um trabalhe por todos ou que haja retrabalho, dois itens muito desgastantes dentro das rotinas.

Quando cada um sabe exatamente o que é preciso fazer, esse trabalho terá um resultado muito melhor. O líder é muito importante neste processo de divisão de tarefas.

Valorize as iniciativas

Um bom líder pode motivar muito um colaborador se abrir os ouvidos ao que ele tem a dizer. Muitos têm dificuldade e, às vezes, até medo de acatar as boas sugestões, com medo de perder seu espaço.

Mas isso é besteira, já que há lugar para todos e cada um tem características que o coloca onde está. Valorize quem, muito além da crítica, sugere como resolver os problemas.

Ofereça feedbacks

Para se tornar um bom colaborador, o funcionário precisa saber exatamente onde está acertando e quais os seus erros, e definir e apontar os direcionamentos corretos faz parte da motivação que o líder deve dar aos seus liderados.

Conversar sobre como melhorar o desempenho sem afetar a autoestima de quem recebe o feedback é um talento a ser desenvolvido pelas lideranças, e extremamente necessário para quem quer a melhor performance profissional que alguém é capaz de oferecer.

Celebre as vitórias

Entre as dicas de motivação, uma das mais clichês é a necessidade de celebrar as vitórias. Mas apesar de ser repetida incansavelmente, é uma das mais negligenciadas também.

Quando um colaborador ou uma equipe se esforçam para conseguir um resultado, se ele é alcançado deve ser muito mais que agradecido, mas festejado.

Seja com uma pequena ação, um bilhete ou um encontro fora da empresa, não deixe de agradecer por aquele esforço e dizer o quanto ele foi importante para a empresa.

Sua empresa tem líderes motivadores?

Saiba que é possível desenvolver essa característica em cada um deles, trazendo a tona o que cada um tem de melhor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *