Onde está indo o dinheiro do seu posto de combustível?

AdilsonGestão Financeira, Posto de CombustívelDeixe um Comentário

Onde está indo o dinheiro do seu posto de combustível? - XPert

Quem trabalha gerenciando posto de combustível sabe que todo o cuidado é pouco. Qualquer falha mínima pode prejudicar o lucro e até mesmo colocar toda a estrutura em risco.

Muitos donos de postos fazem e refazem inventários e levantamentos financeiros, mas a conta final nunca bate. Parece que existe algo que aos poucos vai fazendo os rendimentos caírem.

E realmente, existem fatores que podem estar agindo dentro do seu posto de combustível.

Confira nesse post como identificar para onde o dinheiro do seu posto está indo e o que pode fazer para controlar melhor os seus ganhos.

Por onde vai “embora” o dinheiro do seu posto de combustível?

Desde a falta de controle de inventário, até o modo como o seu reservatório subterrâneo é abastecido, tudo isso pode interferir no dinheiro do posto de combustível.

Contudo, três vilões se destacam dos demais, pois podem gerar grandes prejuízos para o empreendedor, sem ele sequer saber o que está acontecendo. São eles:

Evaporação

Esta é considerada uma das principais causas que gera perdas no setor de postos de combustível.

Segundo estudos, elevadas temperaturas nos reservatórios acabam evaporando parte dos combustíveis armazenados. Ou seja, seu lucro também evapora.

Consequentemente, isso pode gerar problemas no meio-ambiente que ficam sob a responsabilidade do dono do posto de combustível.

Além de ter parte do lucro simplesmente evaporado, o empreendedor ainda precisa desembolsar um bom dinheiro para remediar danos causados por conta disso.

Vazamentos

O segundo grande vilão que pode estar roubando dinheiro do seu posto de combustível são os vazamentos. Eles ocorrem, na grande maioria das vezes, de forma silenciosa, por conta da falta de manutenção de equipamentos.

Fraudes

E claro que não podemos deixar de citar o terceiro grande vilão, as fraudes. Pequenos desvios feitos por funcionários e às vezes até por sócios têm um grande peso no balanço do fim do mês.

Inclusive, muitos donos de posto de combustível acabam fechando por conta de fraudes que nunca são descobertas.

Como controlar melhor?

Para evitar que o seu dinheiro seja roubado por esses vilões, é necessário fazer um controle de ponta a ponta dentro do seu posto de combustível. E como isso é possível?

Atualmente esse segmento já conta com uma série de softwares voltando para o gerenciamento de postos. Com essas ferramentas, você poderá gerenciar tudo, até mesmo não estando no seu empreendimento.

Desde as entradas e saídas do caixa, até o estoque da loja de conveniência, pagamento de fornecedores e muito mais. Todas as operações do seu negócio poderão ser centralizadas, otimizando a sua gestão.

Uma vez que você utiliza softwares de gestão fica muito mais fácil controlar o seu posto de combustível. Inclusive, hoje já existem soluções que permitem que você faça esse gerenciamento através de dispositivos móveis.

Como evitar as perdas?

A melhor maneira de evitar perdas é através da prevenção. Se você ficar sentado sem tomar medidas preventivas, as chances do seu posto de combustível ser prejudicado por vazamentos, evaporação, fraudes e outros vilões são altas.

E alguns desses inimigos geram dores de cabeça fortes. Um vazamento, por exemplo, pode afetar todo o meio-ambiente da região onde o seu negócio fica, e isso irá gerar multas graves para o seu empreendimento, podendo até fechá-lo.

Por isso, não deixe de investir em ferramentas de monitoramento e também fazer a manutenção regular de toda a sua estrutura. Desde os reservatórios até os bicos das bombas.

Tenha sempre em mente que todo cuidado é pouco. Logo, o ideal é você ter várias soluções preventivas dentro do seu negócio.

Uma vez que você implanta essas tecnologias, juntamente com softwares de gerenciamento, seu posto de combustível irá parar de perder dinheiro e passará a ter uma margem de lucro maior.

Por isso não deixe de fazer esse tipo de investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *