Segurança do Trabalho em postos de combustíveis

AdilsonGestão, Posto de CombustívelDeixe um Comentário

Segurança-do-Trabalho

Quando se trata de postos de combustíveis, segurança no trabalho é fundamental.

Existem alguns cuidados que devem ser tomados pelos gestores, frentistas e toda equipe envolvida no trabalho neste estabelecimento.

A Segurança do Trabalho é um dos princípios básicos adotados pela legislação brasileira.

Pronto para saber mais sobre?

O assunto é tratado através da Norma Regulamentadora 20, também conhecida por NR20.

Ela define aspectos específicos a serem observados em todos os processos que envolvem materiais inflamáveis, seja em seu manuseio, transporte, armazenamento e muito mais.

Todo posto de combustível deve seguir essa regulamentação.

O que é a NR20 e por que seguir esse padrão?

A NR20 surge da necessidade de se conferir maior segurança ao manuseio de inflamáveis.

Tem por fundamento o respeito à integridade não apenas das pessoas, mas também do meio ambiente, que podem sofrer com o manuseio incorreto de substâncias inflamáveis.

O posto de gasolina, por ser um espaço repleto de material inflamável, está obrigado a observar a NR20.

O padrão é aplicado a todos os estabelecimentos dessa natureza, tendo aplicação em todo o território nacional, de acordo com as normas trabalhistas.

Os funcionários de um posto de gasolina estão amparados pelas normas trabalhistas. Eles merecem proteção por parte do empregador.

Nesse rol de funcionários estão inclusos os frentistas, gestores e equipe em geral.

Além do viés social, de proteção aos direitos dos trabalhadores, existe outro motivo pelo qual a NR20 deve ser observada.

No direito brasileiro, o não cumprimento da legislação trabalhista faz com que o empregador responsa civil e até mesmo penalmente.

Isso significa dizer que a falta de cumprimento das disposições contidas na NR20 tem consequências jurídicas.

Segurança do trabalho em vários setores em posto

Dentro de um posto de gasolina, vários são os setores sujeitos aos riscos provenientes do manuseio de inflamáveis. Existem aqueles de maior risco, como a bomba de gasolina, onde atuam os frentistas.

Uma das vantagens da NR20 é que ela analisa cada um dos setores, estabelecendo o risco envolvido.

Cabe aos gerentes do Posto de Combustível manter documentação clara da classificação dos equipamentos e instalações.

Além disso, os funcionários devem receber capacitação específica para lidar com inflamáveis. Essa capacitação deve incluir aulas teóricas, com conteúdo, e aulas práticas, em que os funcionários conhecem os riscos da atividade.

O curso específico sobre a Norma Regulamentadora 20 permite que os funcionários se tornem mais preparados para a vida laboral em um posto de gasolina.

Os materiais inflamáveis podem ser muito nocivos à saúde humana, causando feridas, intoxicações, problemas respiratórios e outros problemas graves.

A NR20 é um padrão que deve ser observado para se garantir a integridade e saúde de todos os envolvidos nos processos, principalmente os funcionários do posto.

Cabe aos gestores fazer valer a observância e fiel cumprimento de todas as determinações. A Segurança do Trabalho é indispensável, tendo em vista a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

checklist para gestão de postos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *