Desenvolvimento sustentável em postos de combustíveis

AdilsonGestãoDeixe um Comentário

Desenvolvimento-sustentável-em-postos-de-combustíveis

Se no passado as empresas podiam atuar livremente, sem grandes cuidados com o desenvolvimento sustentável, hoje a história é diferente.

Além do controle exercido por instituições públicas em postos de combustíveis, como órgãos de fiscalização, os próprios clientes estão cada vez mais de olho.

A sustentabilidade surge não como obrigação, mas sim como responsabilidade dos gestores que se preocupam com o futuro do empreendimento.

Não se pode mais pensar a atuação empresarial como sendo irrestrita.

Se você gerencia um posto de gasolina, está na hora de tomar uma postura diferente, implementando estratégias de sustentabilidade.

Sustentabilidade em postos de combustíveis: como começar?

Para que você seja capaz de aplicar a sustentabilidade em seu posto de gasolina, o primeiro passo é compreender este conceito.

Ser sustentável significa pensar não apenas nas gerações presentes, mas também nas gerações futuras e na existência do próprio planeta.

Trata-se da utilização racional dos recursos naturais, levando-se em conta que eles são finitos.

Leve em consideração que começar a desenvolver processos mais sustentáveis depende do engajamento de todos os envolvidos, incluindo gestores, frentistas e administrativo.

Fazer o treinamento do pessoal, ensinando boas práticas para evitar o desperdício e otimizar o rendimento é uma boa maneira de desenvolver a sustentabilidade.

A legislação pertinente aplicável aos postos de combustíveis engloba uma série de medidas de sustentabilidade que devem ser tomadas.

Isso inclui o manuseio correto de produtos inflamáveis, a verificação dos equipamentos e muito mais.

Para garantir que todos esses cuidados sejam constantemente tomados, efetue a fiscalização. Se identificar alguma falha, tome medidas para reverter o quadro.

Como os postos afetam o meio ambiente?

Os produtos comercializados em um posto de gasolina são inflamáveis e tóxicos, podendo gerar riscos não apenas para as pessoas, como também para o meio ambiente.

Além das explosões, a química presente nesses materiais pode matar seres vivos e degradar a natureza.

E não para por aí. O uso desregulado de recursos naturais, como a água, implica em desperdício, prejudicando todo um sistema.

Quanto mais empresas deixam de observar o uso racional de recursos, maiores são os riscos para a população em geral, que tende a sofrer com períodos de escassez.

Quem gerencia postos de gasolina deve atentar para o uso mínimo possível de água nos processos.

Outro problema gerado pelos postos de combustíveis, que pode ser facilmente sanado através da implementação de boas práticas de sustentabilidade, é o excesso de ruído.

O barulho em níveis elevados e com frequência é considerado nocivo à população, de acordo com a própria Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para os funcionários, nem se fala. O barulho pode gerar graves complicações de saúde.

Comece agora mesmo a implantar medidas sustentáveis no seu posto de gasolina.

Saia na frente da concorrência, mostrando o seu comprometimento com o futuro do planeta e saúde de todos, clientes e funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *